Projeto Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

A equoterapia é aplicada por intermédio de programas específicos organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do atendido, da finalidade do programa e dos objetivos a serem alcançados, com duas ênfases:
– A primeira: com intenções especificamente terapêuticas utilizando técnicas que visem a reabilitação física e/ou mental;
– A segunda: com fins educacionais e/ou sociais com a aplicação de técnicas psicopedagógicas, visando a integração ou reintegração sócio-familiar.

As áreas de aplicação da Equoterapia são:
– reabilitação, para pessoas com deficiência física e/ou mental;
– educação, para pessoas com necessidades educativas especiais e outros;
– social, para pessoas com distúrbios evolutivos ou comportamentais.

Para a execução do projeto contamos com uma equipe multidisciplinar pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e ainda por cavalos previamente selecionados e aptos ao trabalho em Equoterapia.

Esse projeto foi realizado por nossa Instituição em parceria com a Empresa Oi , através da OI Futuro que acreditou nos nossos sonhos e nos possibilitou desenvolvê-lo de forma eficaz, produtiva e assegurando mais uma modalidade de atendimento voltada à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

No momento esse projeto encontra-se temporariamente “suspenso” pela não renovação do contrato com a Empresa Oi e por falta de recursos financeiros próprios. E você amigo da Apae e Empresário, pode nos ajudar a dar continuidade nesse grandioso projeto, para maiores informações solicitamos que entre em contato através do telefone 13.3507 1702 falar com Evelyn.