Projeto Incluir pelo Esporte

A realidade de grande parte das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo revelam poucas oportunidades para engajamento em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, jogar ou praticar um esporte ou atividade física regular.

A prática de atividade física e/ou esportiva por portadores de algum tipo de deficiência, pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo.

As atividades físicas, esportivas ou de lazer propostas às pessoas com deficiência, possui valores terapêuticos, evidenciado benefícios tanto na esfera física quanto psíquica. Para isso, o Incluir pelo Esporte visa desenvolver atividades esportivas com as crianças e adolescentes atendidos pela APAE de Mongaguá para o desenvolvimento de habilidades e inclusão.

Anualmente participamos de competições nas diversas modalidades de esporte, o que permite desenvolver em nossos atendidos o espírito de equipe, competitividade e práticas de uma vida saudável através do esporte.
Nosso projeto teve início no ano de 2010, onde foi contemplado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Mongaguá, nos possibilitando a aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais. Atualmente o projeto é mantido através de recursos próprios e parceria com a Prefeitura Municipal de Mongaguá, através da Diretoria de Assistência Social.