Projeto Um Mundo de Sensações

A criança com disfunção Integrativa Sensorial não pode se adaptar de forma eficiente e satisfatória a um ambiente normal, porque seu cérebro não desenvolveu os processos de integrar as sensações daquele ambiente.

Ela necessita que um ambiente seja altamente estabelecido e feito sob medida para o seu sistema nervoso. Com o ambiente estabelecido apropriadamente, a criança será capaz de integrar sensações que nunca havia sido capaz de integrar antes. Dada a oportunidade de agir dessa forma, o cérebro se organizará, os neurocientistas mostraram que a integração com o ambiente melhora a estrutura, a química e a função do cérebro.

Para ser possível a prática baseada nesta teoria, possuímos uma sala específica, que oferece todos os tipos de estímulos com variedade. Assim, o terapeuta utiliza as escolhas que a criança faz como indicadores dos estímulos que necessita. A partir desta busca ativa da criança, o terapeuta respeita seu desejo e necessidade e pode aprimorar a atividade, controlar alguns estímulos, graduar os desafios e promover situações de escolha sempre visando uma resposta adaptativa ao ambiente.

Com a implantação da sala de Integração Sensorial, 25 crianças e adolescentes são beneficiadas sendo 15 já atendidos da Instituição e 10 munícipes na faixa etária de 0 a 12 anos com deficiência Intelectual e/ou Múltipla de ambos os sexos, sabemos que a APAE de Mongaguá é a única no município que desenvolve este trabalho.