Histórico da Entidade

APAE de Mongaguá foi fundada em 22 de Abril de 2001, tendo por fundador Sr. Nelson Alves Janeiro, do qual foi um cidadão engajado e atuante em diversos trabalhos de cunho social, que veio ser o patrono da escola de educação especial, autorizada em 2008.

A instituição está situada no Centro da cidade de Mongaguá, tendo por representante legal da mantenedora o Sr. Eduardo Caram.

A APAE é uma entidade sem fins lucrativos, seus atendimentos são gratuitos e ofertados de forma continuada, permanente e planejada, está vinculada a um sistema de excelência e referência no País, desenvolve um trabalho voltado nas áreas de assistência social, educação e saúde, visando favorecer em âmbito municipal, o ajustamento social e melhora na qualidade de vida da Pessoa com Deficiência intelectual e/ou múltiplas e transtorno do espectro autista – TEA, buscando assegurar a estas pessoas e seus familiares o pleno exercício da cidadania, através de atendimento especializado pedagógico e multidisciplinar, visando assim, a sua inclusão social.

Importante ressaltar que preenche ainda uma lacuna existente no município quanto aos atendimentos as deficiências intelectual e transtorno do espectro autista – TEA, sendo a única a oferecer este tipo de programa no município.

Assim, a APAE de Mongaguá, vem contribuindo de maneira efetiva para o segmento da pessoa com deficiência na cidade de Mongaguá no Estado de São Paulo, nas áreas de saúde educação e assistência social.

Missão

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Visão

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.